- 09 de julho de 1978
Parte deHemeroteca digital da UFV
O diretor de Teatro Zé Celso Martinez retrata sua carreira, censura no meio teatral e seu exílio; Roniwalter escritor mineiro tem sua trajetória e obras representadas na edição.
29 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
Parte deHemeroteca digital da UFV
O diretor de Teatro Zé Celso Martinez retrata sua carreira, censura no meio teatral e seu exílio; Roniwalter escritor mineiro tem sua trajetória e obras representadas na edição.
Parte deHemeroteca digital da UFV
As dificuldades de entender e colocar em prática algumas das reivindicações da central sindical inglesa pelo partido trabalhista demonstrou a insatisfação dos trabalhadores; as lutas pela sobrevivência dos teatros foram descritas tomando exemplo do histórico do Teatro Arena de Porto Alegre.
Parte deHemeroteca digital da UFV
Peça teatral escrita por crianças e concorrente ao Festival Interno de Teatro de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, censurada por seu conteúdo teve sua descrição na edição; charges criticavam a anistia, política de abertura e inflação; atuação do Esquadrão da Morte na baixada fluminense no Rio de janeiro foi descrita com estimativa de mortos e contextualização do histórico do movimento; estimativa da produção agrícola brasileira teve a caracterização dos prejuízos no setor; situação dos funcionários públicos demonstrou as causas das movimentações grevistas da classe; análise sobre o funcionamento dos programas nucleares dos Estados Unidos e Alemanha foi utilizada na comparação para a demonstração da necessidade de ações como essas no governo brasileiro; reformulação partidária debatida no Congresso Nacional foi caracterizada na edição com a descrição do modelo de funcionamento dos partidos brasileiros; eleições italianas foram caracterizadas pela ação da juventude e ações da população; a posição do ministro de exterior cambojano Ieng Sary nos trabalhos junto ao movimento dos não-alinhados foi descrita; visita do papa João Paulo II ao Leste Europeu foi descrita.
Parte deHemeroteca digital da UFV
Governos da América Latina foram analisados na edição com maior ênfase nos sistemas políticos de Argentina e Uruguai; Yang e Gugu falam em entrevista ao jornal sobre teatro.
Parte deHemeroteca digital da UFV
Pequenas crônicas criticam acontecimentos do governo; competição por público leitor é demonstrada e criticada na edição; Mário Lago fala em entrevista sobre sua vida, política, teatro e carreira como compositor, advogado, ator e escritor; órgãos de segurança nacional dos países da América latina são caracterizados.
Parte deHemeroteca digital da UFV
Crítica aos acontecimentos na política e economia brasileira; Comentário sobre as modificações feitas pelo técnico Brandão na seleção brasileira; Entrevista com Jane Fonda, na qual a atriz fala de sua carreira, vida pessoal e os trabalhos que ela executava em 77; coluna sobre a desigualdade de renda; Na coluna de Newton Carlos fala-se sobre guerras e os modos de destruição utilizados; Augusto Boal conta histórias sobre a censura no Teatro; Charge faz crítica a ressuscitação da Declaração dos Direitos Humanos feita por Jimmy Carter.
Parte deHemeroteca digital da UFV
Encontro entre o presidente da república Médici e o bilionário americano proprietário de terras na Amazônia, Daniel Keith Ludwig é colocado na edição; projetos de implantação do socialismo na França e no Chile que ainda seriam julgados em eleições parlamentares são descritos na edição; guerra do Vietnã é debatida em artigo de uma analista do sudeste asiático, Frances Fitzgerald; Dias Gomes é entrevistado relatando sobre sua carreira como autor teatral e de telenovelas.
Parte deHemeroteca digital da UFV
Análise do problema institucional brasileiro é presente na edição com sugestões de políticos e cientistas para a redemocratização do país; notícias sobre a conferência mundial sobre a população que reuniu vários políticos que relataram as principais características da demografia da época; sobre teatro há a entrevista com o escritor da peça “Apareceu a Margarida”, Roberto de Athayde.
Parte deHemeroteca digital da UFV
Comentário sobre as festividades de formatura; comentário sobre o significado e história da Bandeira do Brasil; atuação do teatro universitário de Viçosa na vida cultural da cidade; atos desrespeitosos por parte da juventude ao juiz de direito da comarca; apresentação dos mestres formados em economia rural; coluna apresenta uma reflexão acerca do falso nacionalismo; significado do trabalho na crença católica; necessidade de atenção do poder público de Viçosa a aqueles que precisam de assistência; atuação de equipes viçosenses nos esportes; relato de sucesso de integrante do grupo 4s de Estiva; moção de solidariedade ao juiz de direito pelos atos de vandalismo sofridos pela atuação dos jovens; notícias sobre a cidade de Cláudio.
Parte deHemeroteca digital da UFV
5 anos da instalação do AGROS; novos admitidos na UFV visitam o AGROS; comissão estuda alteração do estatuto; apresentação teatral “ Nossa Cidade”.
Parte deHemeroteca digital da UFV
Biografia e produção artística de Picasso são descritos; apresentação de livros acerca da pintura; análise da história da arte a partir dos anos 80; produção de arte em cerâmica na Europa e presença de Picasso na sua produção; também são apresentados textos a respeito da representatividade da obra de Picasso no teatro e escultura.
Parte deHemeroteca digital da UFV
O jornal foi criado para ampliar as ações do grupo “Teatro ao Encontro do Povo” que buscava a popularização e difusão da cultura do teatro. As publicações são reflexivas sobre as várias fazes do teatro no âmbito da cultura mundial, cultura de consumo e organização de movimentos de massa.
Parte deHemeroteca digital da UFV
Comentário sobre a comemoração do 5º aniversário e apresentação dos objetivos para o movimento; texto analisa a contribuição da sociedade em geral na cultura do consumo; comentário sobre os trabalhos e objetivos do The Who “Grupo pop da Inglaterra; o repórter Jesus Cristo tem espaço em entrevista na qual apresenta suas ideias a respeito de cultura clássica e sociedade brasileira; análise dos fatores de criação do teatro; texto aborda a cultura antiga; mito urbano é tema analisado em texto; o teatro nas diversas eras históricas é feito na África são descritos; Copacabana é analisada diante da apresentação de sua arquitetura vertical; imposição de análise na questão da arte como minoritária e massificada; folguedo de bumba-meu-boi é descrito.
Edição nº 02, 03, e 04 (ano 1)
Parte deHemeroteca digital da UFV
Ideia de oferta da apresentação de uma peça teatral antes de uma partida de futebol em Londrina; comentário sobre a personalidade vista na sociedade; análise das evidências sobre a existência do teatro desde a antiguidade; ações do Instituto Silo Meireles na cidade de Ipanema; descrição do rito mortuário do nordeste, denominado Incelença.
Parte deHemeroteca digital da UFV
Texto é elucidativo sobre a organização dos movimentos de massas e da produção cultural na sociedade; a história da produção do teatro grego é contada a partir da representação da figura do Ésquilo; texto apresenta a utilização do território marítimo brasileiro e cultura do fandango.
Parte deHemeroteca digital da UFV
Apresentação de críticos sobre livros de literatura, política, história, sociologia, religião, ficção e teatro; lista dos livros mais vendidos na época.
Parte deHemeroteca digital da UFV
O exemplar traz como matéria principal as obras impressionistas de Claude Monet, e uma revisão de 50 anos depois; abordada a figura de dramaturgo inglês da pós-graduação na área dedicada às letras; Arnold Wesker inclui em seu teatro problemas políticos e sociais de seu tempo.
Parte deHemeroteca digital da UFV
O periódico foi organizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e nele são presentes entrevistas com escritores e sujeitos das mais diversas áreas artísticas do Brasil. As principais discussões e reflexões dos textos são referentes à produção cultural, literatura e teatro.